MORAL e ÉticaRecomendações

O Valor da Amizade

Os Jovens e a Moral 2

o Valor da Amizade
O amor é um sentimento natural no homem. É por isso que vemos que todo indivíduo é atraído, por uma força interna, para outro de sua espécie. Assim, essa necessidade instintiva deve ser satisfeita e o indivíduo cria relações fraternas com outros indivíduos ou grupos para se beneficiar socialmente com isso.
O amor é a base da segurança e da tranqüilidade. E é a mais agradável necessidade espiritual, que se desenvolve com o tempo. Não há nada mais valioso neste mundo do que o amor.
A dor e a aflição que resultam da perda de um ser amado são as mais trágicas para o ser humano; o indivíduo precisa do refúgio do semelhante, do contrário cai nas mãos da insegurança e da ansiedade, se tornando vítima da opressão de nosso mundo. Mencionou-se que certo sábio tenha dito sobre isso:
“O segredo da felicidade é manter relações fraternas com o mundo, em vez de criar o caos. Aqueles que não são capazes de amar os de sua própria espécie não podem levar uma vida segura e livre de ansiedade”.
Os laços que aproximam melhor os vários elementos de uma sociedade são os que são formados com amor verdadeiro e sentimentos sinceros. A harmonia que existe entre duas almas é o que as torna uma unidade no mundo do amor e da união. E é disso que a base da felicidade eterna se origina. Contudo, para que tal felicidade sobreviva, o indivíduo deve pôr as diferenças de lado e ser transigente com os outros em questões que eles justamente não concordem.
As mais valorosas amizades são as que não são construídas sobre interesses pessoais, mas, fundamentadas no sentimento fraterno e que são capazes de satisfazer a alma, que necessita de conforto e amor.
Uma pessoa que se apresenta como um amigo fiel não deve permitir que qualquer fator abale seus sentimentos em relação àquele amigo; na realidade, deve lutar para eliminar as infelicidades e dissabores que possam sobrevir ao coração de seu amigo, e mostrar a ele os jardins da esperança e do bem estar. Aqueles que esperam amor dos outros, primeiramente devem ter a capacidade de demonstrar o mesmo amor para então viver à sombra de suas emoções.

Segundo um sábio: “Nossa vida é como uma região montanhosa, sempre que alguém produz um som o eco retorna a ele; aqueles cujos corações estão cheios de amor por seus semelhantes receberão o mesmo deles. É verdade que nossa vida material está edificada sobre a troca.
Não queremos dizer que a vida espiritual esteja edificada sobre esta mesma base, mas como é possível esperar fidelidade dos outros sem que sejamos fiéis a eles? E como podemos pedir amor a eles sem
amá-los primeiramente?”
A interação pode ser muito prejudicial se não for com base no amor e na honestidade dos dois lados. Se o pesadelo da hipocrisia dominar o coração e a vida dos homens; se a lisonja substituir a honestidade e a amizade, a harmonia e a solidariedade se enfraquecerão e o espírito de cooperação será furtado da sociedade.
Sem dúvida, muitos de nós temos encontrado na sociedade aqueles que não possuem no coração nenhum amor ou emoção verdadeira;
ocultam seu verdadeiro íntimo por trás de uma aparência de amor. Porém, freqüentemente podemos chegar além dessa aparência exterior, até os seus sentimentos reais, e com isso, nosso relacionamento com tais pessoas resulta na destruição de suas máscaras.
Com efeito, um dos pré-requisitos para a felicidade e um método efetivo de desenvolvimento espiritual é a amizade verdadeira com pessoas corretas. Porque as idéias pessoais se desenvolvem as sombras
de semelhantes relacionamentos, onde o espírito se eleva à níveis de piedade e características primorosas. Portanto, é essencial examinar cuidadosamente os indivíduos a serem escolhidos como amigos. É um
erro imperdoável estabelecer amizade com aquele cuja honestidade e pureza não seja comprovada – porque o homem foi criado suscetível às características daqueles com quem se relaciona. As relações negativas
ameaçam a felicidade humana. 

Da Orientação do Islam XIX – Os Jovens e a Moral , seyyed Mojtaba Mousavi lari

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
Verified by MonsterInsights