AHLUL BAITProfeciaprofeta Mohammad

Uma carta nunca escrita 1

Os últimos dias da vida do Profeta Muhammad

Uma carta nunca escrita 1

O Santo Profeta (S.A.A.S.) sabia as atividades que aconteciam fora de sua casa e cujo propósito era tomar o califado. Para evitar esse desvio, ele decidiu consolidar a ordem de sucessão no Príncipe dos crentes e seus descendentes, deixando um documento escrito. Portanto, um dia, quando os discípulos o visitaram, meditou um pouco e então disse-lhes: “Dê-me uma pluma e papel para escrever algo do qual vocês nunca se desviarão.”

Uma carta
Uma carta nunca escrita 1

O profeta Mohammad (S.A.A.S) conhecia algumas das intenções dessas pessoas por isso, para frustrar suas tentativas, insistiu que todos os grandes discípulos participassem do exército que logo partiria, deixando Medina o mais rápido possível para confrontar os bizantinos.
Apesar de tudo, os atores desta cena política impediram o exército de partir até o dia em que o Enviado de Deus faleceu com o único propósito de realizar seus planos. Após um atraso de 16 dias, o exército voltou a Medina após a notícia da morte, não cumprindo o desejo do Profeta de que, no dia de sua morte, o território de Medina estaria livre de políticos irritantes que provavelmente se oporiam a isso seu sucessor. Mas todas essas pessoas não só não abandonram Medina, mas também tentaram impedir qualquer tipo de atividade que favorecesse a posição de comandante dos crentes, tentando, por diversos meios, fazer o Profeta desistir do assunto.
O Profeta tomou conhecimento do comportamento e da clandestinidade, de algumas reuniões realizadas pelas filhas daqueles discípulos – que estavam entre suas esposas. Então, muito febril, foi à mesquita e exclamou: “Pessoas! As chamas do fogo foram acesas. As sedições estão vindos como parte de uma noite escura e você não terá desculpas para me contrariar, porque eu não fiz lícito, mas o que o Alcorão tornou lícito, e eu não os proibi mais do que o Alcorão proibiu”.

“ME DÊ PAPEL E PLUMA PARA ESCREVER UMA CARTA”
O Santo Profeta (S.A.A.S.) sabia as atividades que aconteciam fora de sua casa e cujo propósito era tomar o califado. Para evitar esse desvio, ele decidiu consolidar a ordem de sucessão no Príncipe dos crentes e seus descendentes, deixando um documento escrito. Portanto, um dia, quando os discípulos o visitaram, meditou um pouco e então disse-lhes: “Dê-me uma pluma e papel para escrever algo do qual vocês nunca se desviarão.”

Naquele momento, Umar, que mais tarde se tornaria o segundo califa, quebrou o silêncio da reunião dizendo: “O Profeta piorou, o Alcorão está à nossa frente e é o suficiente para nós.” Sua opinião foi contestada. Um grupo se opôs a ele e disse: “Não, a propósito, a ordem do Profeta deve ser cumprida, dê-lhe papel e pluma para escrever o que ele quiser.” No entanto, outro grupo ficou do lado de Umar e impediu que o pedido fosse fornecido.
O Mensageiro de Deus ficou muito triste com as discrepâncias e ofensas de seus discípulos e ordenou: “Levantem-se e saiam desta casa.” Ibn Abbas diz após relatar o evento: “A maior calamidade para o Islã foi as diferenças e discussões de um grupo de discípulos que impediram o Profeta de legar aquela carta.”

Este evento foi contado por um grupo de Muhaddizin de escolas sunitas e também xiitas e é contado entre as tradições verdadeiras e bem documentadas. A única diferença é que a primeira escola tenta melhorar e mudar as palavras de Umar e não relaciona o acontecimento real. Escusado será dizer que é evidente que esta atitude (de Umar) não foi devido a uma questão de respeito para com o Profeta (S.A.A.S), mas sim tentou proteger a posição de Umar para que os futuros muçulmanos não tivessem um mau exemplo de Sua pessoa.

Também Abu Bakr AI-Yuhari, autor do livro “Al-Saqifa”, diz sobre Umar: “Umar proferiu uma frase com a qual queria significar que a doença do Profeta havia se intensificado.” No entanto, alguns outros autores, no momento de transmitir as palavras de Umar, o fazem, mas se abstêm de revelar seu nome. Eles dizem: “Então eles disseram: ‘O Enviado de Deus está delirando.'” Esta expressão não pode ser perdoada a ninguém, uma vez que, de acordo com o próprio Alcorão, o Profeta está livre de todo pecado e erro, e fala apenas com o consentimento divino.

A discrepância entre os companheiros antes do infalível Profeta foi tão inoportuna e lamentável que algumas das esposas de Muhammad, que estavam atrás de uma cortina, exclamaram: “Por que você desobedece à ordem do Profeta?” De modo a silenciá-los, Umar disse: “Vocês, mulheres, são como as companheiras de José (A.S), quando o Profeta adoece, elas lamentam, mas quando ele se recupera, elas não lhe obedecem.” Embora aparentemente alguns autores tenham tentado desculpar a posição de Umar, quando procedem logicamente consideram suas palavras errôneas e infundadas quando disse: “O Livro de Deus nos basta”, e afirmam que, além do Alcorão, a tradição é uma base importante (ditos) do Profeta (S.A.A.S).
É surpreendente a posição do Dr. Heikal, autor do livro “Haiatu Muhammad” (Vida de Muhammad), que mostra explicitamente sua tendência para Umar quando escreve: “Após o evento, Ibn Abbas acreditava que os muçulmanos haviam perdido algo muito valioso, impedindo o Profeta escreveu. Mas Umar permaneceu firme em sua opinião, já que Deus havia dito no generoso Alcorão: “Nada omitimos no Livro;.”[1]
No entanto, se este autor tivesse prestado um pouco de atenção ao que precede e acontece com este versículo que ele cita, ele nunca teria feito tal interpretação justificando a ação do califa posterior em oposição ao Profeta.
Na verdade, a intenção de Deus ao se referir ao Livro original é se referir ao “Livro de Takuin”, ou seja, às páginas da criação, uma vez que cada espécie no universo constitui uma página deste grande livro. Aqui está o versículo completo: “Não existem seres alguns que andem sobre a terra, nem aves que voem, que não constituam nações semelhantes a vós. Nada omitimos no Livro; então, serão congregados ante seu Senhor”. [2]
Vemos então que o que precede a frase citada pelo autor se refere à criação de todas as espécies vivas, e que o que se segue se refere há congregação no Dia do Juízo. Mas mesmo se colocarmos de lado o que afirmamos e aceitarmos que a palavra “Livro” aqui se refere ao Alcorão, de todas formas, como o mesmo Alcorão afirma em outro lugar, seria necessária a orientação do Profeta: “(Enviamo-los) com as evidências e os Salmos. E a ti revelamos a Mensagem, para que elucides os humanos, a respeito do que foi revelado, para que meditem”[3].
Como o leitor bem pode perceber, o versículo não diz “para que você leia”, mas “para que você possa elucidar ao povo o que foi revelado a ele”. Portanto, embora o Livro de Deus seja suficiente para a comunidade, a elucidação e a interpretação dele feito pelo Profeta (S.A.A.S) são essenciais.
Nós nos perguntamos, se a comunidade islâmica realmente não precisava daquela carta, por que então o grande sábio islâmico Ibn Abbas disse, enquanto as lágrimas escorriam de seus olhos como pérolas derramando em seu rosto: “O dia quinta-feira! Que dia foi quinta-feira! E como foi doloroso na quinta-feira que o Profeta disse: ‘Dê-me uma caneta e papel para que eu possa escrever algo pelo qual você nunca se perderá’ e um grupo disse: ‘O Enviado de Deus…“ Se considerarmos a grande tristeza de Ibn Abbas e a insistência do Profeta sobre o assunto, podemos dizer que o Alcorão é suficiente para a comunidade e que ela poderia dispensar essa carta? Podemos deduzir qual era a intenção do Mensageiro de Deus? Sabemos qual era o propósito dessa carta?

Uma carta nunca escrita 1

 

[1] Alcorão sagrado. C.6, V.38.

[2] Alcorão sagrado. C.6, V.38.

[3] Alcorão sagrado. C.16, V.44.

btid.org/pt/

 

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
Verified by MonsterInsights