ALCORÃOInterpretação

A Interpretação do Alcorão Sura Ad-Duhâ II

A Interpretação do Alcorão

Foi relatado que um grupo de judeus visitou o Profeta (s.a.a.w) e perguntou-lhe sobre o Bicorn, sobre os discípulos da caverna e sobre a criação da alma. O Profeta (que a paz esteja com ele e sua familia purificada ) disse: “Amanhã, suas perguntas serão respondidas”, mas ele não acrescentou a frase “Inshâ’ Allah” (se Deus quiser), e essa foi a razão para a cessação da revelação.

E então veio a calúnia dos opositores, entristecendo tudo isso ao Enviado de Deus Mohammad(que a paz esteja com ele e sua família purificada). Então a surata foi revelada como um consolo. Esta versão é remota, pois as entrevistas dos judeus com o Profeta eram geralmente realizadas em Medina e não em Meca. Outros hadiths apontam para a versão que um grupo muçulmano perguntou: “Ó Enviado de Deus Mohammad(que a paz esteja com ele e sua família purificada), por que você não recebe a Mensagem?”.

Ele respondeu: “E como você espera que eu a receba se você não atende adequadamente à sua purificação?”  (O Profeta aproveitou esta oportunidade para apontar suas falhas e tentar fazê-los corrigi-los.) Quanto à duração da cessação, existem diferentes versões: algumas dizem que durou 12, outras 15, 19, 25 ou mesmo 40 dias; outros afirmam que não durou mais de dois ou três dias. Em breve seu Senhor irá agraciá-lo até que você esteja satisfeito. No início desta surata, encontramos dois juramentos; em um juram pela luz e em outro pelas trevas.

1. Wad duha 1. Meio da manhã 2. Ual lailil idha sajâ 2. E à noite quando se acalma A palavra “Duhâ” significa iniciação do dia, momento em que a luz do sol já cobria tudo. Esta é realmente a plenitude do dia, é como a juventude na vida do ser humano. Este momento não é tão quente durante o verão e no inverno chega para quebrar a intensidade do frio, é nessa época que a alma do homem está pronta para realizar qualquer atividade.

A palavra “Saÿâ”, que vem da raiz “Saÿw”, significa tranquilidade e quietude, e também é usada para cobrir ou escurecer, portanto, quando envolvem uma pessoa morta, chamam de “Masÿâ”, mas aqui tem seu significado original que é tranquilidade e quietude, é assim que as noites em que não há vento são chamadas de “noites calmas” e um mar parado é chamado de “Bahrun sâÿ”.
Especificamente neste versículo, foi usado com significado original. Naturalmente, a noite acalma o espírito e o prepara para o trabalho da manhã e dos dias seguintes. Por isso, é considerado um favor muito importante que merece ser objeto de juramento. Entre ambos os juramentos e o jurado, há uma relação próxima e semelhante.

O dia é como a revelação ao imaculado coração do Profeta (s.a.a.s) e a noite assemelha-se à cessação provisória da mensagem que também é necessária em certas ocasiões. Depois de fazer dois juramentos, o Alcorão menciona seu objetivo: 3. Ma uad da’aka rabbuka ua mâ qalâ 3. Que teu senhor não te abandonou nem te odeia A palavra “Uadda’a” vem do infinitivo “Taudî’” e é definida como abandonar e dispensar; enquanto “Qalâ”, significa angústia intensa, inimizade, e da raiz “Qalû”, significa jogar fora. Râgueb (autor do dicionário “Mufrâdat”) acredita que todos esses significados retornam a um, pois aquele com quem estamos em inimizade, é como se o coração o jogasse fora e não o aceitasse.

Em todo caso, esta expressão é um consolo e uma garantia para a pessoa do Profeta Muhammad (s.a.a.w), para que ele saiba que, se em algum momento a revelação for interrompida, será por motivos que dizem respeito apenas a Deus e nunca seria um sinal de aversão de Sua parte; que ele estará sempre sob os favores e atenções especiais de Deus, e que Ele constantemente lhe oferece sua proteção particular. 4. Ua lal ajiratu khairun laka minal ulâ 4. E não há dúvida de que a outra vida será melhor para você do que a atual. Você permanecerá neste mundo, sob a misericórdia divina e no outro mundo receberá recompensas ainda maiores; você será amado nesta vida e amado ainda mais na próxima, Alguns intérpretes dizem que “Ajirat e Ulâ”, referem-se ao início e ao fim da vida do Profeta Mohammad(que a paz esteja com ele e sua família purificada).

Eles disseram que o versículo significa que no futuro de sua vida ele teria mais sucesso. Uma indicação disso seria a extensão e propagação do Islã, os repetidos triunfos dos muçulmanos sobre os inimigos, o crescimento da árvore do monoteísmo e a eliminação dos efeitos da descrença e da idolatria. Não há obstáculo que impeça considerar ambas as interpretações. 5. Ua lasaufa iu’tika rabbuka fatardâ 5. Em breve seu senhor irá agraciá-lo até que você esteja satisfeito. E esta é a maior graça e o maior respeito de Deus por este seu servo particular. Neste mundo, você triunfará sobre seus inimigos; sua religião será universal e na outra vida você desfrutará das melhores graças.

Sem dúvida, a satisfação do Profeta (que a paz esteja com ele e sua familia purificada ), como selo dos profetas (P) e líder da humanidade não está apenas em sua própria salvação; ele só ficará satisfeito quando sua intercessão for aceita por sua comunidade. Por esta mesma razão, dizem as transmissões, que este versículo é o que oferece a maior esperança e é um motivo para a admissão de sua intercessão.

Em um hadîth do Imam Al-Bâqer (que a paz esteja com ele), que por sua vez conta de seu pai Imam Zain Al-‘Âbidîn (que a paz esteja com ele), que por sua vez conta de seu tio Muhammad ibn Hanafîiah e ele de seu pai, o Príncipe dos Crentes ‘Alî (que a paz esteja com ele), está relacionado que: Disse o Mensageiro de Deus (s.a.a.s): “Vou parar em Mauqif ul-Shafâ’at -estadia de intercessão- e intercederei pelos pecadores, até que Deus me pergunte: Você está satisfeito Muhammad? e eu lhe responderei: estou satisfeito”.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to top button
Verified by MonsterInsights